segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeiras Cervejas do Brasil

A primeira noticia a ser recebida sobre cerveja no Brasil foi vista em 1836. O seguinte anuncio
foi colocado no jornal:

"Na Rua Matacavalos, número 90, e Rua Direita número 86, da Cervejaria Brasileira, vende-se cerveja, bebida acolhida favoravelmente e muito procurada. Essa saudável bebida reúne a barateza a um sabor agradável e à propriedade de conservar-se por muito tempo"



Em 1846 houve a instalação da fábrica Georg Heinrich Ritter em Nova Petrópolis/RS, criando a marca Ritter.
No mesmo embalo a firma Vogelin & Bager, que abriu uma cervejaria no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, ou a Henrique Leiden e Cia, que deu origem à Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, também no Rio de Janeiro.
Em 1854, o colono Henrique Kremer fundou a fábrica que deu origem à Cervejaria Bohemia, a mais antiga ainda existente no Brasil. O nome Companhia Cervejaria Bohemia foi estabelecido
apenas em 1898 quando a empresa produzia as cervejas Bohemia. Muitas outras apareceram depois disso, mas só houve uma marca de verdade, apenas em 1882, por consequência da associação entre entre Louis Bucher e Joaquim Salles.
Surgiu então a cerveja bastante conhecida até os
dias de hoje, a Antarctica Paulista.
Em 1888, o imigrante suiço Joseph Villiger, não satisfeito com a qualidade da cerveja brasileira, começa a produzir cerveja em casa, que acaba por fundar, em 6 de setembro, a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, dando origem à Brahma.
Depois surgiram muitas outras cervejarias, como por exemplo a Cervejaria Mora de Petrópolis, Rio de Janeiro, a Cervejaria Kuhene e a fábrica de cerveja Caetano Carmignani, em Pirassununga, São Paulo.
A partir destas informações nosso histórico cervejistico cresceu bastante até os dias de hoje onde encontramos diversas marcas, inclusive no ramo artesanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário